Como prolongar a vida útil da suspensão do caminhão

A suspensão é um dos componentes responsáveis pela segurança do veículo; ela absorve as irregularidades da estrada e mantém a estabilidade do caminhão à medida em que se movimenta.

Manter a suspensão em boas condições garante que você viaje de maneira mais tranquila e você terá menos preocupação em relação a problemas inesperados, gastos não planejados e paradas que podem atrasar a sua entrega.

Pensando nisto, separamos alguns pontos que você deve observar na suspensão de seu caminhão para evitar qualquer susto e deixar a manutenção em dia.

 

O que fazer para conservar a suspensão:

 

  • Cheque o estado da suspensão a cada três meses;
  • Se o uso do caminhão for em fretes com usos extremos, verifique a cada 30 dias;
  • Calibre os pneus toda semana;
  • Verifique o estado das molas pneumáticas;
  • Faça o alinhamento ou troque as molas pneumáticas de acordo com o manual do proprietário.

 

Suspensão automática e manual

Os caminhões da Volvo, por exemplo, são equipados com os modelos ECS (Electronically Controlled Suspension). O sistema se ajusta automaticamente para que o veículo se mantenha a uma altura constante e compense cargas distribuídas de maneira desigual.

Outra opção são as molas do tipo parabólico ou semielíptico. Os feixes de molas parabólicos são usados sobretudo em suspensões de eixos dianteiros e podem ser combinados com suspensão traseira com molas pneumáticas ou em tandem.